Inspire-se na história do Hélio da Silva, o plantador de árvores
30 de setembro de 2021
Mulheres que inspiram: Catarina Lorenzo
14 de outubro de 2021
Exibir tudo

Você sabe descartar corretamente lâmpadas, medicamentos, pilhas e óleo?

São considerados resíduos perigosos produtos potencialmente contaminantes ou em razão das substâncias químicas presentes na sua composição. São eles: medicamentos, resíduos de hospitais e farmácias, resíduos da indústria, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, computadores, televisores, entre outros.

Por conta disso, não devem ser descartados em lixo comum, porque passam por uma série de etapas de descarte controlados que vão de incineração e a destinação a aterros industriais específicos. Além disso, é um ato de civilidade e bom-senso, porque esses produtos podem ferir e intoxicar gravemente os animais de ruas, Já pensou nisso?

Você sabe como descartar pilhas e baterias?
Atualmente essa tarefa tem sido muito mais fácil. Pilhas e pequenas baterias podem ser descartadas em coletores específicos localizados em lojas, mercados, etc. Muitos condomínios hoje também já possuem coleta seletiva para esse tipo de material.

Óleo de cozinha
Acredite! Um litro de óleo que vai pelo ralo pode contaminar até 25 mil litros de água! O descarte incorreto do óleo pode entupir encanamentos residenciais, atrair pragas urbanas e ao chegar aos rios, pode causar a morte de peixes e da vegetação aquática.
Quer saber como descartar?
É só armazenar direitinho o óleo usado em uma garrafa pet e levar no ponto de coleta mais próximo a você por meio do site https://www.oleosustentavel.org.br/pontos-de-entrega

Medicamentos
Fazer o descarte de medicamentos vencidos ou de medicamentos que sobraram de algum tratamento feito jogando-os no lixo comum ou no esgoto doméstico liberam algumas substâncias que acabam contaminando o meio ambiente, podendo, assim causar danos aos seres vivos que nele habitam.
Hoje, muitas farmácias fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos, frascos e materiais cortantes e pontiagudos, assim como várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) e supermercados. Localize um desses postos de coleta de medicamentos no site eCycle http://www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php e caso não encontre algum perto de você, procure a Vigilância Sanitária.

Como ficam as lâmpadas do tipo LED, fluorescentes, incandescentes e halógenas?
Já as lâmpadas de LED, incandescentes e halógenas são parcialmente recicláveis e, por isso, devem ser devolvidas ao fornecedor ou depositadas em posto de coleta disponíveis em lojas e supermercados, a fim de que possam ser encaminhadas para a reciclagem especializada.
As lâmpadas fluorescentes, devem ter cuidado redobrado se estiverem quebradas, por isso, use luvas durante o procedimento de embalagem para devolução e descarte peças de roupa e tecidos que tenham entrado em contato com o mercúrio.

Para descobrir os pontos de coletas de dezenas de produtos acesse também o site: http://www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *