Como funcionam as cooperativas de reciclagem
19 de outubro de 2021
Compostagem: reciclagem de resíduos orgânicos
9 de novembro de 2021
Exibir tudo

Você conhece o aplicativo Cataki?

Reciclar é uma tarefa simples, onde com pequenos hábitos de separar o nosso lixo ajudamos a preservar o meio ambiente e na tarefa das cooperativas de reciclagem para o reaproveitamento de materiais. Mas o que já é algo fácil, pode se tornar mais simples ainda, e para isso, existe o aplicativo Cataki.

Com o intuito de aproximar geradores e catadores de resíduos, o aplicativo visa aumentar a prática de reciclagem e aumentar a renda dos catadores que são responsáveis por coletar cerca de 90% todo material reciclado no Brasil, sendo a base da pirâmide de um setor não regulamentado e não reconhecido, apesar de muito importante.

Todos os dias, o Brasil gera cerca de 200 mil toneladas de resíduos, que em grande parte, vão parar em aterros que poluem o solo, a água e o ar. Além disso, enterramos cerca de R$ 8 bilhões de resíduos recicláveis, afinal só aproveitamos 2% de todo material reciclado. Então imaginem o impacto econômico que a reciclagem feita de maneira correta e mais difundida não poderia causar?

Pensando nisso, o aplicativo Cataki foi criado e tem incentivado uma maior prática de reciclagem. Para usar o aplicativo é super fácil! Para os coletores, basta se cadastrar no aplicativo informando a região e os materiais de coleta em seu perfil, que vai funcionar como um cartão profissional apresentando seu trabalho, onde as pessoas que possuem resíduos recicláveis ou precisa de pequenos carretos para carregar materiais como entulho de obra, ou móveis velhos podem contatar os catadores, negociando um preço justo para ambos os lados.

O aplicativo ainda está em fase de desenvolvimento e necessita de muita colaboração neste momento, portanto, se você ainda não encontrou nenhum catador na sua região ou vice e versa, ajude a espalhar o conhecimento sobre o aplicativo, dessa forma, você ajudará milhares de pessoas, catadores e geradores além do meio-ambiente.

Disponível para Android e IOS, ele é compatível com qualquer aparelho de celular. Faça o download e ajude o meio ambiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *