Como plantar árvores
16 de janeiro de 2017
Superfícies refletoras e árvores são as opções mais eficientes contra ilhas de calor
8 de fevereiro de 2017
Exibir tudo

Saiba como recuperar uma planta seca


 

Se você foi viajar ou esqueceu de regar suas plantas por alguns dias e elas acabaram secando, não se desespere. É possível que ainda exista um jeito de salvá-las e trazer de volta sua vida e exuberância.

O processo é bastante simples e funciona quase como uma ressuscitação vegetal. No entanto, vale lembrar que nem todas as plantas estarão em condições de serem resgatadas e esse procedimento pode não surtir o mesmo efeito na segunda vez. Então, cuidado para que suas plantinhas não fiquem abandonadas novamente.

Normalmente, o excesso de água pode matar a planta. Mas, em casos extremos, ele é necessário. Veja abaixo cada um dos passos para esta recuperação:

1. Corte as folhas e galhos secos.

2. Retire a planta do vaso com cuidado. Caso ela esteja em uma cama de plantio ou no jardim, retire todo o bloco de terra que a envolve, tendo sempre cuidado para manter as raízes intactas.

3. Coloque a planta, junto com a terra, em um recipiente maior do que o seu tamanho e cheio de água morna, essencial para aumentar a absorção da água na terra.

4. Deixe a planta hidratando por, aproximadamente, dez minutos.

5. Retire a planta do recipiente e a coloque sobre um prato, para que o excesso de água seja drenado.

6. Após escorrer, leve a planta de volta ao seu vaso ou área de plantio.

7. Pulverize as folhas com água.

8. É importante atentar às razões para que a planta secasse. Se ela ficou tempo demais exposta ao sol e calor, deixe-a na sombra por algum tempo até que se recupere.

9. Observe o comportamento da planta por alguns dias. O ideal é que o solo permaneça úmido e aos poucos ela vá recuperando o seu vigor. Se isso não acontecer, infelizmente era tarde demais para a sua plantinha.

Redação CicloVivo

Clique aqui para ir para a matéria original.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *