Economia Verde
10 de março de 2021
Espécies de árvores que atraem pássaros
24 de março de 2021
Exibir tudo

Quaresmeira: a árvore típica de São Paulo

As quaresmeiras se destacam com frequência em meio ao concreto, carros e cimentados da cidade de São Paulo. Figura carimbada na paisagem, ela mais do que um retrato da natureza original da região, mas também uma testemunha histórica do avanço dessa metrópole.

Estavam presentes quando os jesuítas chegaram, no século XVI, e encontraram a vegetação típica da Mata Atlântica do alto da serra, já que São Paulo está geograficamente encravada na borda da Serra do Mar.

A quaresmeira é uma planta nativa, com o nome cientifico de Tibouchina granulosa, de variedade roxa e rosa, que necessita de boa insolação, regas regulares no início do cultivo, e por vir da mata úmida de altitude, essa árvore de pequeno porte portanto se deu bem nas terras da garoa.

Devido a essas características, a quaresmeira é uma árvore de muita prosperidade, portanto uma boa escolha para o plantio em calçadas em jardins da cidade.

Sabe por que ela tem esse nome? A quaresmeira costuma iniciar seu principal período de floração às vésperas do Carnaval, anunciando a chegada da quaresma, continuando coberta de flores até a Páscoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *