10 boas razões para você plantar árvores
3 de maio de 2022
Exibir tudo

Quaresmeira: a árvore típica de São Paulo

Figura fácil de ser identificada em São Paulo, as quaresmeiras fazem parte da paisagem da cidade transmitindo um colorido ao cinza de trânsito e carros.

A árvore é uma espécie pioneira, quer dizer é uma das primeiras a serem plantadas em ambientes degradados, pois elas criam condições de solo e ambiente que permitem o crescimento de outras espécies e a consequente restauração das áreas.

Estavam presentes quando os jesuítas chegaram, no século XVI, e encontraram a vegetação típica da Mata Atlântica do alto da serra, já que São Paulo está geograficamente encravada na borda da Serra do Mar.

Feita sob medida para São Paulo!
A quaresmeira é uma planta nativa, com o nome científico de Tibouchina granulosa. Resistente, ela floresce mesmo plantada em solo pobre e sob clima seco e quente. Necessita de boa iluminação e por ser de pequeno porte não atrapalha a rede elétrica. Com coloração que varia entre roxo e rosa, além de deixar qualquer lugar mais bonito, é também de fácil cultivo, por isso, é uma das queridinhas para a arborização urbana.

Como se deve imaginar, o seu nome é uma referência ao período da quaresma, pois é durante esse período que ela floresce – ou seja, em fevereiro e permanece cheia de flores até meados de maio.

Mas ainda é possível admirar a árvore no fim do ano, já que ​​podem florescer com 1 ou 2 anos após o plantio levando em consideração a idade da muda.

Plante uma quaresmeira
Vale a pena investir na quaresmeira em seu quintal pois, não é preciso um alto custo de manutenção, resistente ao clima e pragas, as raízes não danificam as calçadas e ainda tem a beleza das flores para decorar o local ajudando o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *