Árvores que não tocam umas nas outras – veja fotos desse fenômeno
10 de fevereiro de 2021
Os benefícios das árvores frutíferas
3 de março de 2021
Exibir tudo

Quanto mais velha a árvore, mais ela absorve CO2

Uma pesquisa avaliou 670 mil árvores de 403 espécies nos últimos 80 anos e conseguiu provar que quanto mais velha a árvore, mais ela absorve CO2. A descoberta contradiz crença de que árvore velha contribuiria menos.

Segundo o estudo que pretendia avaliar os impactos das florestas no aquecimento global, quanto mais velha é uma árvore, mais ela captura dióxido de carbono. Os resultados dos trabalhos foram publicados na revista científica britânica “Nature”.

As árvores absorvem da atmosfera o CO2, principal gás causador do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global, e o armazenam em seus troncos, seus galhos e suas folhas. As florestas desempenham, assim, um papel de reservatórios de carbono. Se sabe que florestas antigas estocam mais carbono do que as florestas mais jovens, mas o quanto retarda o aquecimento global, ainda é um assunto em aberto.

Mas já responde a importante questão de que para reduzir o dióxido de carbono presente na atmosfera, é melhor ter árvores grandes (e, portanto, antigas), conhecimento que permite melhorar os modelos para prever como as mudanças climáticas e as florestas interagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *