Os tipos de nuvens para se apreciar ao ar livre - Árvore Generosa
Ents, Dríades e outros seres mitológicos que se inspiram na natureza
10 de maio de 2019
Estudo mostra que quem anda de bicicleta é mais feliz
16 de maio de 2019
Exibir tudo

Os tipos de nuvens para se apreciar ao ar livre

Os dias seguem sempre corridos e acabamos por não contemplar aspectos da natureza, que estão ali, sempre presentes, e que representam belos fenômenos a serem observados de vez em quando. É o caso das nuvens. Além de nos trazer aquelas sombras refrescantes quando menos esperávamos, também já foram alvo de nossa imaginação. Quem nunca se pegou olhando para o céu e imaginando o que algumas de suas partes poderiam representar?

Porém, já parou para pensar o que exatamente é uma nuvem, ou que tipos de nuvens existem? Apesar de já termos ouvido em algum momento que elas são bolinhas de algodão que voam pelo céu, as nuvens são, na verdade, um conjunto de partículas de água que estão suspensas na atmosfera no estado líquido, sólido ou ambos.

Os tipos de nuvens são muitos, a depender em grande parte de sua altura.

As mais altas são chamadas Cirrus (como a de mesmo nome, a Cirrocumulus ou a Cirrostratus).

As médias trazem “alto” no início do seu nome, como a Altocumulus e a Altostratus.

As mais baixas, por sua vez, trazem “stratus” no início do seu nome, como a de mesmo nome e a Stratocumulus.

As nuvens do tipo “cumulus” são caracterizadas por uma formação regular, quebrada em pequenos elementos. Já as nuvens do tipo “stratus” são bastante homogêneas, tendo o aspecto de um véu no céu.

As nuvens verticais possuem uma outra caracterização. As Cumulonimbus são nuvens colossais, visíveis a grandes distâncias. Ela é famosa por ter uma forma similar a uma bigorna. As chamadas somente Cumulus são nuvens bastante densas, que se extendem a grandes altitudes e tem seus contornos bem definidos. Por último, as Nimbostratus são nuvens bastante baixas e amorfas, que se assemelham a nevoeiros.

Que tal parar um pouco para observar as nuvens e identificar cada uma?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *