Florestas e árvores que parecem retiradas de contos de fadas
15 de março de 2017
8 árvores tão famosas que se tornaram pontos turísticos
21 de março de 2017
Exibir tudo

O que eu posso fazer pelas árvores?

 

Que a preservação das árvores e do meio ambiente é de extrema importância para nossa qualidade vida, saúde e equilíbrio do planeta, todos sabemos. Porém, a prática muitas vezes se distancia da teoria por não termos informação de como agir. Além disso, temos o costume natural de sempre jogar as responsabilidades para órgãos privados e governamentais, em vez de tomarmos atitudes que fariam total diferença na natureza e na comunidade em que vivemos.

O que podemos fazer pelas árvores? Algumas atitudes simples podem ajudar a preservar o meio em que vivemos, atitudes que mesmo que isoladas, podem colaborar não só a com natureza, como também com a mudança de mentalidade da nossa sociedade. Confira:

1. Plante uma árvore e devolva à natureza tudo aquilo que ela nos dá diariamente.

2. Participe de mutirões em seu bairro que promovam o plantio de árvores e manutenção de áreas verdes, dessa forma, além de plantar árvores, você colabora com a consciência ambiental.

3. Viver de forma ecológica é investir em artigos de segunda mão sempre que possível, dando-lhes assim uma nova vida, sem desperdiçar os recursos preciosos necessários para produzir um objeto novo.

4. Reaproveite e transforme móveis de madeira para que sejam reutilizados com uma nova cara.

5. Antes de  jogar qualquer coisa fora, pense na possiblidade de existir outra pessoa ou instituição que possa precisar desse objeto ou possa reaproveitá-lo de alguma maneira.

6. Recicle jornais que compra ou recebe na caixa do correio – pode ainda reutilizá-los de várias formas antes da reciclagem.

7. Prefira a sempre a opção eletrônica e digital de cartas e correspondências, como contas a pagar e informes bancários.

8. Para salvar as árvores do planeta, recicle o seu papel, mas antes disso aproveite para imprimir ou escrever nos dois lados de cada folha.

9. Evite comprar papel de embrulho e faça você mesmo, recorrendo a páginas de revistas, folhas de jornal ou outras formas de arte. Não se esqueça de que são necessárias 20 árvores para produzir uma tonelada de papel.

10. Troque os guardanapos de papel por guardanapos de pano – faça menos lixo e poupe as florestas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *