Brinquedos de plástico e seu impacto na saúde
18 de janeiro de 2022
Aulas ao ar livre para retorno mais seguro às escolas
1 de fevereiro de 2022
Exibir tudo

Inclusão e Natureza

Ser criança é um momento fascinante de descobertas, onde explorar o mundo faz parte da formação desde pequeno cidadão para a sua comunidade. Partindo desse propósito, a natureza é um jardim sensorial incrível com suas cores, texturas, cheiros, sensações… mas, é preciso pensar que, muitas vezes, crianças com deficiência são impedidas de realizar uma atividade tão prazerosa porque seus familiares ficam receosos de proporcionar algo que saia da rotina segura em que essas crianças estão acostumadas.


A verdade é que a experiência na natureza pode trazer inúmeros benefícios para toda a família, e claro, sendo feita com toda a segurança e treinamento necessários. Crianças cegas, por exemplo, podem desenvolver a sensação tátil. A descrição do ambiente, também vai ajudá-la a desenvolver sua capacidade de imaginação e habilidade criativa. Já uma criança com comprometimento motor pode ampliar os seus desafios com um ambiente muito mais alegre, bonito e motivante que vão do piso irregular, a ultrapassar troncos de árvores e passar por barreiras naturais no caminho que resultam em melhor habilidade motora e de firmeza no corpo da criança. Para crianças com deficiência intelectual, a socialização por meio contato com a natureza, resgata a autoestima, diminui a insegurança e timidez, fazendo com que a criança se aceite e se abra para um mundo de possibilidades.

E para quem pensa que somente as crianças com deficiência são beneficiadas com essas atividades, fique sabendo que, na verdade, as crianças sem deficiência, quando se deparam com tudo isso, conseguem ver na criança com deficiência possibilidades, capacidades, um jeito diferente de estar no mundo. É um aprendizado e uma troca incrível por todos os lados. E existe quem faça isso pelas crianças. O programa Criança e Natureza existe porque acreditam em uma infância onde a criança é deixada livre para experimentar-se em movimento na natureza, acompanhando seu próprio ritmo e tempo.


O programa acredita no desenvolvimento do vínculo afetivo com a natureza possível, aquela que está acessível a todos, nos canteiros, jardins, praças, parques, praias e florestas, urbanas e remotas. E, por isso, promove seminários e encontros, missões técnicas, disponibiliza vídeos, notícias, artigos e o GPS da Natureza, uma ferramenta que pode ser acessada do computador ou smartphone e traz sugestões de locais para ir e atividades para fazer de acordo com o seu tempo disponível, de quem está no seu grupo, do clima, e da sua localização.


Para conhecer mais, é só acessar: https://criancaenatureza.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *