Dicas de filmes sobre Projetos sustentáveis
17 de novembro de 2020
Educação durante a pandemia (dicas para estudar em casa)
24 de novembro de 2020
Exibir tudo

Importância da educação na primeira infância

A primeira infância compreende o período que vai de 0 a 6 anos da criança, uma fase de descobertas, aprendizados, experiências e afeto que serão levados pelo resto da vida. Por isso, é tão importante o cuidado e o acolhimento das crianças.

A educação na primeira infância tem seu principal cerne no convívio familiar, que não está na quantidade de tempo, e sim na qualidade de tempo e criação de memórias. O estabelecimento de vínculo e segurança definirão os traços de autoconfiança, tão importantes na vida adulta.

Antigamente, as crianças eram vistas como seres totalmente submissos a seus pais e não existiam diferenças entre o mundo adulto e o infantil. Atualmente, entendemos que cada criança é de um jeito e sua personalidade e opiniões devem ser respeitadas, dentro de capacidade de cada uma delas.

Ser criança é ter o direito da autenticidade e por isso, tem com o direito de se descobrir individualmente e se desenvolver.

O papel da escola entra com algo a mais do que a assistência a criança, ela contribui para a soma de experiencias, essenciais para o desenvolvimento cognitivo e socialização.

Enquanto os profissionais sabem o que é melhor para cada faixa etária da criança, a família representa a base para estabelecer as relações de afeto. Por isso, os pais precisam, sim, estar presentes na vida escolar dos filhos, mas sempre respeitando a liderança dos professores.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *