App Forest
2 de outubro de 2020
Dicas de filmes sobre infância
8 de outubro de 2020
Exibir tudo

Frutíferas _ Árvores que fazem parte do Projeto Árvore Generosa

O Projeto Árvore Generosa auxilia no plantio coletivo de árvores. Dentre as espécies que fazem parte do projeto para plantio, estão algumas árvores frutíferas! São elas a Cerejeira do Rio Grande, a Palmeira Jussara e a Aroeira Vermelha.

Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

– Cerejeira do Rio Grande

Uma frutífera muito cultivada nos pomares domésticos e comerciais do sul do Brasil. Suas folhas verde-claras dão destaque à árvore. Seu tronco manchado é característico da família, assim como suas flores brancas e delicadas. Seus frutos são consumidos principalmente pela avifauna, sendo esta espécie indicada para plantio em áreas degradadas de preservação permanente. De polpa suculenta levemente ácida podem ser consumidos in natura, em geleias e licores. Há diversas variedades que diferem quanto ao porte, sabor dos frutos e beleza ornamental.

Nome científico: Eugenia involucrata

Família: Myrtaceae

Local de plantio recomendado: calçadas, praças, parques e quintais

Porte: 8 a 14 metros

Ocorrência: Sul e sudeste

– Palmeira Jussara

As flores são melíferas. A produção de frutos em condições favoráveis é abundante, cada cacho pode portas de 750 a 2 mil frutos, espécie-chave para a conservação da Mata Atlântica. Euterpe é a musa da música na mitologia grega: de euterpes (deleitando) em relação a beleza da palmeira, adulis vem do latim e significa comestível devido o palmito.

Nome científico: Euterpe edulis

Família: Arecaceae

Local de plantio recomendado: calçadas, praças, parques e quintais

Porte: de 10 a 20m de altura

Ocorrência: Sul, Sudeste, BA e GO

– Aroeira Vermelha

A pimenta-rosa, seu fruto, é muito popularmente utilizada como tempero e preparações culinárias. Seu sabor é levemente picante e adocicado. Além disso, alimenta muitas aves silvestres.

Nome científico: Schimus terebinthifolius

Família: Anacardiaceae

Local de plantio recomendado: calcadas, praças, parques e quintais.

Porte: de 5 a 9 metros de altura

Ocorrência: Nordeste (PE, BA), Sudeste (MG, SP, RJ), Sul (PR, SC, RS)

*O projeto atua em escolas, eventos, maternidades e em empresas na cidade de São Paulo. Se você faz parte de um destes grupos e deseja se inscrever para participar do projeto, basta curtir a página do Facebook Árvore Generosa e preencher o cadastro. Se não faz parte deste grupo, mas deseja plantar sua árvore, basta fazer o cadastro e participar de um plantio coletivo!

FONTE: Site Árvore Generosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *