Construa um amuleto com elementos da natureza
12 de novembro de 2020
Importância da educação na primeira infância
19 de novembro de 2020
Exibir tudo

Dicas de filmes sobre Projetos sustentáveis

A arte imita a vida, ou a vida imita a arte. Se for para colaborar pelo meio ambiente, qualquer iniciativa é válida! Muitos filmes e obras lançadas não só discutem questões ambientais, como também convidam a população a adotar novos hábitos e mostrar projetos que funcionam. Vamos conhecer alguns?

Lixo Extraordinário (2010; Direção: Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley)

O que é lixo para alguns pode se transformar em arte para outros. Vik Muniz, premiado artista plástico brasileiro, vai até o Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, lar de um dos maiores aterros sanitários do planeta. O documentário mostra a realidade dos catadores que viviam no local e demonstra como até mesmo o lixo pode se tornar uma obra de arte – expondo, dessa forma, os impactos ambientais e sociais do consumo predatório. A renda obtida com a venda das produções artísticas foi revertida para a própria comunidade e o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2010.

Amazonia eterna

O documentário apresenta projetos com propostas bem sucedidas no uso da floresta de maneira sustentável, beneficiando diretamente a população local e promovendo boas parcerias econômicas.

O Sal da Terra (2014)

O documentário, dirigido pelo alemão Wim Wenders e pelo brasileiro Juliano Salgado, retrata a trajetória do renomado fotojornalista Sebastião Salgado. O fotógrafo se dedicou em sua carreira às questões sociais e ambientais. O documentário conta, por meio das sensíveis imagens captadas pelo olhar de Salgado, um pouco da história humana e seu impacto sobre o planeta. O documentário também conta sobre a história do Instituto Terra, de Salgado e sua esposa, que surgiu com o objetivo de recuperar a Mata Atlântica original na antiga fazenda de gado de sua família.

Virunga (2014)

O documentário, dirigido por Orlando von Einsiedel e produzido por Leonardo Di Caprio, mostra de forma emocionante a coragem e esforço de homens comprometidos com a conservação ambiental. Eles são um pequeno grupo de guardas florestais que protegem Virunga, o mais antigo parque nacional da África, na República Democrática do Congo. As florestas do parque abrigam os últimos 800 gorilas da montanha do planeta, grandes jazidas minerais e uma enorme biodiversidade. Dispostos a sacrificar a vida pelo Virunga, os guardas enfrentam constantes investidas de paramilitares, caçadores e mineradoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *