Qual a relação entre árvore e água?
14 de janeiro de 2021
Vamos plantar uma árvore?
28 de janeiro de 2021
Exibir tudo

Dicas de como cuidar das plantas no verão

Assim como nós precisamos de certos cuidados no verão, as plantas também precisam de atenção redobrada nessa estação. Tanto o ar quanto o solo ficam quentes por mais tempo, propiciando a desidratação.

Horário de aguar

Sabe a sede que dá quando andamos sob o sol do meio-dia? Corremos para a geladeira nos servir de um copo d’água gelado. As plantas também sofrem com as altas temperaturas, mas, diferentemente de nós, elas não podem receber água neste horário.

O melhor horário para aguar é de noite, principalmente para as frutíferas e floríferas. Dessa forma, o solo já está mais fresco, pronto para reter a água e deixar a planta hidratada até o dia seguinte. Isto porque, se a terra estiver muito quente, ao receber a água fará com que ela evapore rapidamente, prejudicando na saúde e coloração das folhas.

Conheça sua planta

Cada espécie pede uma quantidade de rega diferente. Caso sua memória não dê conta de tanta informação, escreva em etiquetas ou mesmo plaquinhas no jardim para identificar. Dessa forma, você conseguirá mantê-la por mais tempo.

Se perceber que algo anda errado, aproveite a época do ano para investir em adubo e dar uma dose extra de vida ao solo e às plantas. 

No caso de vasos, se o calor estiver exagerado ao ponto de queimar a borda das folhas, experimente deixar algumas horas longe da exposição direta do sol.

Chuvas de verão

Água demais também é ruim! Em semanas de chuva intensa, verifique se seu jardim precisa do reforço de água. Para isso, basta sentir a terra com as mãos. Se ainda tiver bastante umidade, talvez não seja necessário aguar naquele dia.

Além do risco de apodrecer a raiz e matar sua planta, também pode acontecer perda ou manchas na folhagem. Por isso, só regue se sentir o solo seco.

Dica extra: tem horta em casa? Regue todos os dias! Ervas como manjericão, sálvia, hortelã precisam de sol direto e por isso, de água constante para crescer e manter a força.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *