3 dicas de brincadeiras super divertidas para se fazer na natureza
22 de outubro de 2020
Madeira-Nobre _ Árvores que fazem parte do Projeto Árvore Generosa
29 de outubro de 2020
Exibir tudo

Dicas como colaborar com o meio ambiente

Cada vez mais precisamos nos conscientizar sobre a importância de preservar o meio ambiente, porém, de nada vale se não passarmos a adotar medidas efetivas em nosso dia a dia para colaborar com a natureza. Vamos conferir algumas dicas de como transformar as ideias de preservação em ações?

1 – Bom uso da coleta seletiva:

A separação do lixo orgânico e inorgânico auxilia na reciclagem. Por isso, o lixo deve ser separado em sacos, por categorias (papel, vidro, plástico e outros). A coleta seletiva oferece economia de energia, aumento da vida útil dos aterros sanitários, diminui a poluição do ar e da água, reduz a proliferação de doenças, entre outros benefícios. Não se esqueça que é de extrema importância descartar pilhas e baterias em lugares apropriados.

2 – Economize água

Reduza o tempo da torneira aberta e evite o desperdício de água. Coletar a água da chuva também é uma maneira efetiva de economizar. Outra opção é reutilizar a água da máquina de lavar para descarga do banheiro, para regar plantas, para lavar quintal ou carro, entre outras finalidades. Essas medidas também ajudam a diminuir o valor da conta de água.

3 – Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes

Essa medida pode gerar uma economia de até 80% na conta de luz. Essa troca também impacta em durabilidade. As lâmpadas fluorescentes tendem a durar 10 vezes mais que as tradicionais e aquecem menos o ambiente.

4 – Use sacolas reutilizáveis nas compras

O plástico pode levar até 500 anos para se decompor, por isso, economize nas sacolinhas de supermercado levanto sua própria sacola reutilizável.

5 – Plante uma árvore!

As árvores são importantíssimas para absorver o gás carbônico do ar, além de evitar enchentes. Ao plantar, dê preferência às espécies nativas e não se esqueça de consultar a Secretaria do Meio Ambiente de sua cidade sobre as regras de plantio, no caso de calçadas, praças e parques.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *