Dicas de livros: Kabá Darebu – Daniel Munduruku
20 de dezembro de 2021
Dicas de livros: Descobrindo o Xingu – Marco Hailer
4 de janeiro de 2022
Exibir tudo

Contato com a natureza diminui os índices de cortisol

Não é brincadeira não! Acredite, alguns minutos de contato com a natureza diminuem os níveis de cortisol no organismo. E o que isso quer dizer? O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais que tem a função de ajudar o organismo a controlar o estresse, mas não apenas isso, ele também reduz inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e mantém os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.

De acordo com um estudo publicado na Frontiers in Psychology, reservar pelo menos vinte minutos do seu dia para passear ou sentar em um lugar que faz com que você se sinta em contato com a natureza reduzirá significativamente os níveis de hormônio do estresse.

Durante um período de 8 semanas, os participantes do estudo foram convidados a tomar uma “pílula da natureza” com uma duração de 10 minutos ou mais, pelo menos 3 vezes por semana. Os níveis de cortisol foram medidos a partir de amostras de saliva tomadas antes e depois de uma pílula natural, uma vez a cada duas semanas e mostrou que uma experiência de natureza de vinte minutos foi suficiente para reduzir significativamente os níveis do hormônio.

Prescritas como “pílulas da natureza”, esse contato tem um efeito real mensurável e é um remédio gratuito que pode ser a solução para reduzir os impactos negativos à saúde decorrentes da crescente urbanização e dos estilos de vida internos dominados pela visualização de telas.

E aí, já tomou a sua pílula hoje?

Fonte: Scientific American Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *