5 dicas para o cultivo de temperos em casa
25 de maio de 2021
A importância do contato da criança com a natureza
8 de junho de 2021
Exibir tudo

Como ensinar ecologia às crianças?

Ensinar sobre a ecologia para as crianças é muito mais simples e divertido do que a maioria dos adultos pode pensar. Não é preciso falar sobre assuntos complicados, basta dar o exemplo no dia a dia e estimular o diálogo sobre o tema. Veja algumas dicas:

Recicle as embalagens
Quando as embalagens vão parar na natureza, elas poluem e podem trazer muitos prejuízos ao meio ambiente. Que tal diminuir a quantidade delas que vão para o lixo, transformando-as em brinquedos? A caixa de sapato vira uma geladeira, potes de iogurte viram um robô. O que manda é a imaginação! Incremente a montagem com fitas, canetinhas e cola colorida, por exemplo.

Ensine como separar o lixo
A reciclagem é uma das formas de sustentabilidade que está em nossas mãos. Ao separar o lixo orgânico dos recicláveis, a gente facilita esse trabalho e torna possível a redução dos lixões e de objetos que vão parar nos mares e matas, poluindo o meio ambiente e prejudicando a fauna. Use baldes coloridos para ensinar sobre os tipos de materiais recicláveis e como separá-los: orgânico (preto), vidro (verde), plástico (vermelho), papel (azul) e metal (amarelo). Além de ajudar a formar uma geração mais consciente, você também estimula o aprendizado das crianças na diferenciação das cores.

Reduza o tempo no banho
Ao diminuir o tempo de banho, a gente reduz o gasto de um bem natural que está cada vez mais escasso: a água doce. Sabemos que crianças adoram brincar no banho, mas essa não é uma atitude sustentável. Por isso, é preciso orientá-las sobre as razões para não demorar com o chuveiro ligado.

Cultivem uma horta
Com um pouco de terra, adubo e sementes, vocês podem montam uma horta com verduras e legumes, ou apenas temperos caso não tenham tanto espaço. Além de incentivar uma alimentação saudável, os pequenos aprendem a gostar mais da natureza. Em apartamentos com boa iluminação, dá para fazer uma horta vertical ou suspensa.

Brinquem na terra
Ter o contato com a terra desde pequeno é uma maneira de fazer com que os pequenos tenham interesse pela natureza. Fora isso, traz diversos benefícios para o desenvolvimento sensorial e criativo. Outra vantagem é o fortalecimento da imunidade, pois o sistema imunológico precisa entrar em contato com alguns germes para desenvolver anticorpos.

Invista em brinquedos sustentáveis e de qualidade
A sustentabilidade é um tema muito atual e de grande importância, tanto que existem até mesmo brinquedos e jogos sustentáveis. Eles são feitos com materiais de fontes renováveis, como madeira de reflorestamento, o que ajuda a preservar o meio ambiente.
Outro modo de ser sustentável, na hora de escolher os brinquedos dos pequenos, é investir em produtos de qualidade. Isso porque eles são mais duráveis, podem ser usados por muitos anos e repassados para outras crianças, evitando que o item vire lixo e vá parar na natureza.
Há também a opção de jogos educativos, que ensinam como a reciclagem é possível e importante para o planeta. Ou seja, existem várias formas lúdicas e divertidas de abordar a preservação do meio ambiente com as crianças.

Fonte: https://modobrincar.rihappy.com.br/ecologia-na-educacao-infantil/#:~:text=Ensinar%20ecologia%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20infantil%20faz%20com%20que%20as%20crian%C3%A7as,mais%20esse%20valor%20aos%20pequenos.&text=Saiba%20que%20por%20aqui%20voc%C3%AA,o%20incr%C3%ADvel%20mundo%20das%20crian%C3%A7as!

Gostou do nosso post? Continue em nosso blog e conheça mais dicas sobre a natureza e educação das crianças!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *