Brinquedos de plástico e seu impacto na saúde - Árvore Generosa
Dicas de livros: Descobrindo o Xingu – Marco Hailer
4 de janeiro de 2022
Inclusão e Natureza
25 de janeiro de 2022
Exibir tudo

Brinquedos de plástico e seu impacto na saúde

Estima-se que aproximadamente 1,38 milhão de toneladas de brinquedos de plástico serão produzidos até 2030 e que 582 mil toneladas de embalagens de brinquedos serão descartadas e provavelmente o oceano é o destino dado a esse descarte, o que coloca o Brasil em 16º lugar no ranking de países que mais descartam resíduos plásticos no oceano.


Vamos fazer mais conta?
Alguns plásticos podem demorar até 500 anos para decompor-se, isso quer dizer, que talvez todos os brinquedos de plástico fabricados até hoje estejam habitando o nosso mundo e poluindo o meio ambiente e matando animais.
Há algo de muito exagerado em nossa relação com o plástico. Triste não?
Dito isso, você já parou pra pensar como isso afeta a saúde das crianças?

Você sabia que já engole o equivalente a um cartão de crédito por semana em microplásticos presentes na comida e água que consome? Além disso, hoje, 90% dos brinquedos fabricados no mundo são de plástico.

Segundo matéria do ECOA UOL, o plástico também libera toxinas de diversas maneiras em seu uso doméstico – contaminando o ar em brinquedotecas, liberando substância em contato com a pele e boca das crianças. Ainda de acordo com o site, na fabricação de brinquedos são usados três tipos de plástico: PEBD (polietileno de baixa densidade); PP (polipropileno); e, especialmente, o PVC (policloreto de vinila). E para que se tenha uma ideia, um estudo analisou bonecas de PVC e látex e encontrou substâncias como cádmio, chumbo, cromo, zinco e alumínio e até traços de tório, um elemento radioativo.

Precisamos de tantos brinquedos?
Sabemos o quanto o brincar é importante para uma infância saudável, mas a atividade lúdica se encontra na própria criança e não nos brinquedos. Além disso, é durante a infância que devemos promover a conexão da criança com a natureza, respeitando-a com ética e cuidado, ensinando sobre consumo consciente, reciclagem e economia circular. Tudo isso nos leva a pensar na urgência do consumo consciente e da economia circular.

Não à toa, nosso maior objetivo é o plantio de uma árvore para cada criança da cidade de São Paulo, mas não só o plantio na terra, mas no coração da criançada por meio da promoção do vínculo entre a criança e a natureza.

Saiba mais em: https://arvoregenerosa.org.br/

Fonte: ECOA – UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *