Desafio de Plantio de Árvores
15 de setembro de 2020
Início da Primavera (23 de setembro)
23 de setembro de 2020
Exibir tudo

Benefícios das árvores

Ainda no clima da chegada do dia da árvore, no próximo dia 21, vamos falar sobre os benefícios das árvores. 

Elas são conhecidas por suas belezas e pelo processo de fotossíntese, que transforma o gás carbônico em oxigênio. Além de produzir belas e confortáveis sombras para dias de muito sol. 

Mas não são apenas estes os benefícios. Por isso, separamos mais 5 tópicos que farão você se encantar e incentivar o plantio de novas árvores. 

1 – Redução da sensação térmica _ 

As árvores possuem papel de destaque não só pela sombra proporcionada por sua copa, mas também com a absorção da radiação solar e a transpiração do vapor de água, reduzindo a temperatura na sua região

2 – Diminuição da poluição sonora

Locais que possuem muitas árvores não sofrem da poluição sonora. Isso porque as plantas funcionam como barreira para as ondas de som, principalmente as menores. Essa neutralização é mais eficaz em bosques e florestas urbanas.

3 – Barreira contra vento

Elas não só diminuem a velocidade, como alteram a direção dos ventos. Assim, ventanias que trazem estragos, como as que destroem telhados de construções, são enfraquecidas. Porém, a árvore precisa estar em bom estado de conservação para ocasionar mais benefícios do que prejuízos.

4 – Micro-habitat para fauna

Alguns animais não precisam de florestas inteiras para se reproduzir e se alimentar. Pássaros, insetos e morcegos podem utilizar uma única árvore como habitat e fonte de alimento.

5 – Estética urbana

Por fim, o plantio de árvores também deixa a cidade ou a região mais bonita e, consequentemente, mais valorizada. Além de frutos para o consumo humano, elas trazem sensação de bem estar para todos os moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *