A importância do contato com a natureza durante a infância - Árvore Generosa
A influências das árvores no comportamento das crianças
6 de dezembro de 2019
Partes das árvores
12 de dezembro de 2019
Exibir tudo

A importância do contato com a natureza durante a infância

A natureza traz inúmeros benefícios às crianças durante sua fase de desenvolvimento. Além de criar uma relação de carinho, que fará com que os pequenos zelem pela natureza no futuro, esse contato também é importante por inúmeras outras razões.

Segundo o escritor e jornalista Richard Louv, a falta do contato das crianças com a natureza gera neles um aumento de stress, ansiedade, dificuldade para se concentrar e até mesmo obesidade infantil. O autor de livros também indica que o contato com a natureza tem aplicações pedagógicas poderosas. Ao acompanhar e vislumbrar a natureza, as crianças aprendem sobre o ciclo de vida, a biologia, e até mesmo a física presente ao nosso redor.

As atividades ao ar livre, em ambiente natural, também propiciam momentos de interação entre as crianças, desenvolvendo suas capacidades interpessoais. Aprendem a interagir em grupos e a criar laços de forma natural e divertida. Para que isso aconteça, é necessário que as crianças superem o medo do meio natural, muitas vezes projetados pelos pais e educadores. Esse tipo de medo é extremamente prejudicial a esse contato com a natureza, e é algo que precisa ser combatido para que as crianças possam se reaproximar da natureza nos dias de hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *