Virada Sustentável 2021
3 de agosto de 2021
Quantas árvores você já plantou?
25 de agosto de 2021
Exibir tudo

5 bons hábitos de consumo consciente

A sociedade está vivendo uma grande mudança de percepções e valores. Descobrimos que as ações sustentáveis são primordiais para o futuro do planeta em que vivemos. Além disso, a chegada da pandemia atinge, principalmente, os mais vulneráveis. É tempo de repensar hábitos. Vamos nessa?

Se você pensa que os hábitos de consumo consciente são difíceis de colocar em prática, aqui vão 5 dicas simples que provam que é possível, é prazeroso e todo mundo pode fazer.

1 – Compre somente o necessário
Evite comprar por impulso e fazer estoque de coisas desnecessárias. Você sabia que quanto mais a gente compra sem planejamento, maior a chance de gerarmos mais lixo?
Faça compras pré-planejadas para um período específico. Uma dica é fazer compras semanais ao invés da famosa despesa do mês. Assim, você evita que alimentos estraguem por não serem consumidos.

2- Fuja de certas embalagens e sacolinhas de plástico
Que tal levar sua caneca de água ou café para o trabalho? Assim, você evita o uso de copos descartáveis. Quando sair para as compras, leve sempre as suas sacolas reutilizáveis porque, dessa forma, você ajuda a reduzir a quantidade de sacos plásticos no lixo e nos oceanos. Se tiver oportunidade, use embalagens retornáveis. Infelizmente somente 7% do lixo plástico produzido no mundo é reciclado e cada embalagem pode demorar até 450 anos para se decompor. Portanto, quanto menos a gente usar, melhor para o planeta.

3 – Recicle
Não custa nada separar o lixo de casa e do trabalho em recipientes adequados, como latas, plásticos, papel e orgânicos e contatar uma empresa para recolhê-lo. Hoje existem diversas cooperativas de catadores e pontos de entrega em algumas cidades. Com certeza você vai encontrar uma perto de você!

4 – Procedência dos produtos
Procure por produtos sustentáveis e por sua procedência. A empresa respeita o meio ambiente? Tem uma política de direitos trabalhistas? Consome energia mais do que deveria? Essas são só algumas perguntas importantes a serem respondidas.

Quer saber como fazer isso? Pesquise sobre as marcas que costuma utilizar, e fique de olhos nos selos de certificação das embalagens. O Procel, por exemplo, indica os produtos mais eficientes do ponto de vista do consumo de energia, e o FSC, certifica que a madeira foi produzida de forma sustentável ao longo de toda a cadeia.

5 – Use produtos “cruelty free”
Respeitar o meio ambiente, incluir respeitar também os animais. E já que falamos em selos de certificação na dica acima, aqui também é importante ficar de olho. É preciso evitar maus tratos com animais, por isso, priorize produtos com selos “cruelty free” (sem crueldade, em inglês) que não causam sofrimento aos animais. Eles agradecem!

Ah! E se você gostou e quer aprender muito mais, aqui vai uma dica extra: em abril deste ano aconteceu a 1ª edição do Festival Consumo Consciente, criado com o intuito de fomentar e difundir a conscientização de temas ligados à sustentabilidade como o consumo consciente, o combate ao desperdício de alimentos, bons hábitos alimentares e o aumento do hábito da reciclagem. O evento colaborou para a implantação de uma nova cultura de produção e consumo que respeite os limites do meio ambiente e que traga a plena harmonia entre os homem e a natureza, por meio de palestras, oficinas e música. Tudo com acesso gratuito. Para saber quando será a próxima edição, é só ficar de olho no site do evento: https://festivalconsumoconsciente.com/

Fontes:
https://leiturinha.com.br/
https://www.pucrs.br/
https://www.sociomotiva.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *