Espécies de árvores que atraem pássaros
24 de março de 2021
Natuário: um diário da natureza
9 de abril de 2021
Exibir tudo

10 boas razões para você plantar árvores

Dizem por aí que, para uma vida feliz e completa, é necessário cumprir alguns objetivos: ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore. De todas as opções, plantar uma árvore é algo simples, e que trás muitos benefícios para o meio ambiente.

Confira alguns motivos:

1. Produzem oxigênio e reduzem gás carbônico: as árvores respiram e geram cerca de 40% do oxigênio do mundo. Plantar árvores reduz o acúmulo do CO2 atmosférico liberado pela atividade humana que causa o aquecimento global.

2. Cultiva alimentos com fertilizantes naturais: árvores ajudam na melhoria da qualidade do solo. Alternar plantações de árvores com a lavoura pode melhorar a fertilidade do solo e aumentar sua umidade, além de reduzir a erosão.

3. Ajuda a preservar o abastecimento de água: as raízes das árvores reforçam o solo e dispersam as gotas de chuva. A água penetra no solo chegando até aquíferos subterrâneos que abastecem córregos e rios, em vez de fazer os cursos de água transbordarem, levando o solo enfraquecido.

4. Previne a desertificação: nas zonas áridas do mundo, as árvores podem evitar que o vento leve embora a camada superior do solo com seus nutrientes, garantindo, assim, que a área não se transforme em um deserto ou crie correntes de poeira.

5. Resiste à erosão costeira e aos deslizamentos: onde não há cobertura arbórea, aumenta o risco de as chuvas torrenciais levarem embora o solo. Raízes profundas das árvores mantêm firmemente as árvores e a camada superior do solo, ancorando-os nas camadas mais profundas do solo. Isso faz o chão ficar mais forte e mais resistente a deslizamentos de terra ou erosão.

6. Preserva a biodiversidade: manter matas diversificadas ajuda a preservar a grande variedade de espécies que compõem os ecossistemas e ainda garante outros itens, como água, solo bom e medicamentos para o futuro. As árvores atraem não apenas os insetos que polinizam as lavouras, mas também os pássaros que comem os insetos, além de outros animais que formam um ecossistema florestal.

7. Aumenta a saúde e qualidade de vida: as árvores fornecem às áreas urbanas sombra, oxigênio e sensação de bem-estar, além de encorajar as pessoas a praticar exercícios. Além disso, elas melhoram a qualidade do ar, o que reduz os problemas respiratórios.

8. Fornece medicamentos: muitos são os produtos medicinais tirados de árvores que ajudam a tratar diversas doenças.

9. Empodera as comunidades locais: árvores e outras formas de vegetação fornecem produtos comerciais, como madeira de lei, lenha para fogo, alimento, forragem para os animais, fibras, resinas, bebidas e frutos. Mais de um bilhão de pessoas vivem em florestas ou próximo a elas, e dependem das árvores para sua sobrevivência.

10. Retoma tradições: as árvores são ícones culturais e espirituais importantes e servem como memoriais fundamentais às identidades tradicionais. Plantar uma árvore pode ser um ato de rememoração ou afirmação, mas, em todos os casos, é sempre um gesto positivo e de afirmação da vida e preocupação com o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *