Ferramentas gratuitas para atividades ao ar livre
12 de abril de 2019
Artista francesa se inspira na natureza tropical para criar
22 de abril de 2019
Exibir tudo

Natureza que educa: A criança livre e conectada com a sua essencia

Já foram comprovados pela ciência os benefícios da natureza para o desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos: intelectual, emocional, social, espiritual e físico.

A natureza, entre tantas lições, ensina a lidar com a vida natural e seus fenômenos, ciclo de vida dos seres vivos no planeta -e consequentemente sobre sua própria alimentação, com situações extremas e até a mesmo superar os próprios limites. Além disso, ensina a ter esperança na construção de um mundo melhor.

Por isso, é de suma importância engajar as crianças nesse tema, ensiná-las sobre a importância de cuidar da qualidade do ar e da água falando sobre iniciativas inovadoras e criativas que podem ser aplicadas em seu universo.

Para que as crianças recebam essas lições é necessário ressignificar espaços, deixá-las brincar livremente, e fora dos espaços privados, na rua, e em parques e praças, para que elas possam construir uma relação com a natureza.

A natureza proporciona brincadeiras lúdicas e importantes para o desenvolvimento de crianças, longe dos eletrônicos e de formas passivas de recepção de estímulos.

Uma vida mais ativa, que inclua subir em árvores, correr para todo canto e dar cambalhota na grama traz possibilidades para a criança se conhecer, gastar energia e usar seu corpo, mas também traz oportunidades para a criança avaliar e a correr riscos, cair e levantar, se machucar e curar. São momentos para desenvolver a autonomia de escolher os riscos que quer correr, gerenciá-los e aprender sobre eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *