Como organizar caminhadas coletivas para a escola
10 de junho de 2019
Déficit de natureza provoca problemas físicos e mentais em crianças
17 de junho de 2019
Exibir tudo

Mais 100 mil árvores para a conta do planeta

O Instituto Olinto Marques de Paulo (IOMP) faz aniversário, mas quem ganha presente é o planeta! Nesse mês de junho, a iniciativa comemora o marco de 100 mil árvores plantadas, através do projeto Árvore Generosa!

O resultado contou com parcerias com diversas entidades, profissionais e voluntários que, ação após ação, contribuíram para tornar esse sonho realidade. Um sonho que continuará firme no objetivo de plantar, ensinar, cuidar, valorizar e preservar.

Mais do que reabilitar ecologicamente áreas degradadas, devolvendo paisagens e suporte à biodiversidade, o projeto tem a função de oferecer educação ambiental para crianças, mostrando a importância da preservação para o futuro.

Estima-se que 100 mil árvores seja uma quantia significativa para o controle da erosão do solo, para regulação hídrica e filtração da água e reciclagem de nutrientes. Essa soma também é de grande importância para o sequestro de carbono: ela representa o sequestro de 20.280 toneladas de carbono ao longo dos próximos 40 anos.

Com a filtração de poluentes atmosféricos, já temos resultados na suavização do clima (as árvores garantem sombra e ar fresco), produção de matérias-primas, barreira ao ruído, redução do risco de incêndios e de cheias, entre outros. Por isso, essas árvores já estão contribuindo para a nossa saúde, redução do stress e no bem-estar geral dos indivíduos.

As árvores nativas plantadas, isto é, originais da nossa vegetação, estão bem adaptadas às condições regionais, são importantes na manutenção da biodiversidade, diversificam a paisagem e ainda têm muito a ensinar para as próximas gerações.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *