Abelha-carpinteira-azul raríssima é reencontrada na natureza
25 de junho de 2020
Brasileiro critica estratégia de preservação de florestas na “Science”
2 de julho de 2020
Exibir tudo

Construção da sede do Jardim Botânico de Piracicaba

A cidade de Piracicaba vai contar com mais uma área verde, preservada, e que poderá receber os cidadãos e visitantes para contemplar e observar a natureza: o Jardim Botânico de Piracicaba.

O Jardim Botânico de Piracicaba, criado por meio do decreto 17.377/2018, terá como missão “conservar, valorizar e difundir a importância do Bioma Mata Atlântica, especialmente a Floresta Estacional Semi Decidual, típica da Região de Piracicaba, por meio das Coleções Botânicas, da Pesquisa e da Educação Ambiental.

As etapas da construção da sede do novo Jardim Botânico, no bairro Santa Rita, já iniciaram. E a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) pretende, com isso, realizar adequações na Arborização Urbana do local.

Com investimento público de R$ 189 mil, a obra envolve a construção de um módulo de 100 m², que será a estrutura para o recebimento e atendimento dos visitantes no local. O espaço possui uma área total de 310 mil m², em território que também engloba o Viveiro Municipal de Mudas.

A Sedema também está realizando o projeto “Serviços de Arborização Urbana no local, fora de Área de Preservação Permanente (APP)”, o que inclui a remoção de tocos, a poda e a supressão de árvores de pequeno, médio e grande portes da espécie exótica invasora leucena, além da retirada preventiva de árvores não nativas que apresentam problemas fitossanitários ou risco de queda como abacateiro, eucalipto, ipê-de-jardim e mangueira.

Para substituir essas árvores serão realizado o plantio de uma quantidade significativamente maior de mudas de espécies nativas da flora regional, priorizando-se os objetivos do Jardim Botânico de Piracicaba com relação à conservação ambiental, vinculada à formação de um ambiente seguro e agradável para a população piracicabana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *