Jardim botânico, o que encontraremos nesse passeio inesquecível?
3 de maio de 2019
Ents, Dríades e outros seres mitológicos que se inspiram na natureza
10 de maio de 2019
Exibir tudo

Bird watching, ou observação de pássaros. Que hobby é esse?

A observação de aves ou pássaros, conhecida no inglês como “Bird Watching”, é um hobby bastante conhecido no mundo todo, feito em contato direto com a natureza. Diferente da ornitologia, que faz usos de metodologias científicas para estudar os pássaros, o bird watching é feito apenas os olhos nus, ou ainda com a ajuda de equipamentos como binóculos, telescópios ou mesmo câmeras fotográficas com zoom.

Além dos registros visuais que são feitos durante os passeios de bird watching, é dada também uma atenção aos sons dos pássaros. Ouvir seus cantos é muitas vezes muito mais fácil do que encontrar os pássaros em seu habitat natural.

A atividade é considerada de baixo impacto ambiental, e é mais intensa nos EUA, onde existem aproximadamente 70 milhões de pessoas que praticam esse hobby (contra outras 80 milhões estimadas no restante do mundo).

No Brasil esse número é bastante menor, de cerca de 30 mil observadores de pássaros. Porém, com sua biodiversidade exuberante, nosso país é alvo de turistas estrangeiros que buscam conhecer seus pássaros. No Sudeste do Brasil, uma das regiões mais visitadas é a região entre São Paulo e o Rio de Janeiro, na Serra da Bocaina, por possuir uma lista muito grande de espécies dos mais variados tipos, cores e tamanhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *