Atitudes de sucesso de um educador
26 de agosto de 2019
A importância da educação ambiental para a sustentabilidade
2 de setembro de 2019
Exibir tudo

A natureza como base para a vida humana

A sustentabilidade é um conceito bastante difundido e mais ainda pouco assimilado. Trata-se de um processo, cujos ciclos de vida das coisas são pensados estrategicamente, sempre considerando os limites físicos do mundo em que vivemos. Para a vida humana, podemos dizer que a natureza é a base, e sua preservação é o que garante nossa sobrevivência.

Podemos considerar, por exemplo, a importância dos mananciais e fontes de água potável, que permitem que as pessoas sassiem sua sede. Outras aplicações que vêm à mente são a irrigação para os diferentes cultivos, e a possibilidade de saneamento básico.

Até mesmo o oxigênio que respiramos, proveniente da fotossíntese que ocorre nas plantas da natureza. Muitas vezes esquecemos, mas o oxigênio é também o que permite que o fogo exista, algo que fez com que a humanidade prosperasse desde o início dos tempos.

Nossa alimentação também é proveniente da natureza. O cultivo de alimentos e os campos para a pecuária são aplicações da terra em que são praticados. Se esgotados os recursos do solo, nada disso seria possível.

Mesmo a atmosfera que envolve nosso planeta e suas características naturais são fatores determinantes da vida na terra. A capacidade de filtrar os raios noscivos do sol na camada de ozônio, ou de reter o calor do sol na superfície da terra, são outros elementos que fazem com que o planeta seja habitável.

São tantas as evidências, que é difícil de entender como ainda temos dificuldades em aceitar que preservar a natureza é dever de todos, e é algo que deve ser feito por vontade própria, por amor à própria vida e existência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *