6 truques usados no Japão para que as crianças não sejam preguiçosas - Árvore Generosa
Arborismo: aventure-se com sua família nessa atividade
27 de maio de 2019
Cidades verdes tem crianças mais inteligentes
4 de junho de 2019
Exibir tudo

6 truques usados no Japão para que as crianças não sejam preguiçosas

Desde cedo, as crianças precisam ser orientadas para que no futuro reconheçam seus deveres, responsabilidades e consequências de seus atos, sendo assim adultos melhores.

O Japão é um dos países que leva à risca valores como disciplina na infância, bom comportamento e obediência às regras. Para isso, a educação é baseada em crenças filosóficas, como o Confucionismo que é educar as crianças com bondade, essa virtude gera paz interior e prazer. Os japoneses ensinam seus filhos a serem independentes desde cedo; assim, eles os estimulam e atribuem a eles hábitos que, à medida que crescem, aumentam a responsabilidade.

Confira algumas dicas que os japoneses usam para educar seus filhos e cria-los com responsabilidades e sem preguiça:

1. Atribua tarefas diárias de acordo com sua idade; como pegar brinquedos, lavar suas roupas, preparar a comida, bem como ganhar dinheiro de forma honesta e decentemente e gastá-lo sensatamente.

2. Estabeleça horários para a realização de tarefas cotidianas.

3. Reconheça as coisas boas e demonstre felicidade quando elas concluem uma atividade. Não é necessário que você as compense com algo, já que farão as coisas apenas para receber recompensas.

4. Cuidado com frases negativas e desestimulantes, principalmente ao usar expressões para corrigir seus filhos. Os japoneses têm a distinção de não fazer escândalos, não os maltratam nem os castigam, mas mostram sua perplexidade visualmente e no tom da voz.

5. Converse com os filhos sobre responsabilidade e expressem a importância de realizarem suas tarefas. O objetivo é garantir que a criança cumpra suas obrigações, que geralmente são importantes, além de obedecer aos pais.

6. Dedique tempo de qualidade aos filhos e os incluam em cada tarefa a ser cumprida no dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *